quarta-feira, 2 de agosto de 2017

[Opinião] 'A Sereia' de Kiera Cass


Numa altura em que as leituras se têm arrastado, decidi pegar em mais um livro de Kiera Cass que já me veio a habituar aos seus romances leves e despretensiosos, exactamente aquilo que eu precisava actualmente para conseguir voltar às leituras. Aproveito ainda para agradecer à Marcador pela cedência do exemplar para opinião no blog, muito obrigada!

Voltando agora ao livro. Neste 'A Sereia' de Kiera Cass é nos dada uma nova visão sobre estas criaturas mitológicas que são as sereias. Nada de caudas, nada de viver debaixo de água. Aqui as Sereias cumprem uma pena em que devem servir Oceano durante 100 anos para poderem recuperar a sua liberdade. A sua voz é mortal para os humanos e por esse motivo devem mantê-la escondida, evitando grandes contactos com estes, especialmente no caso de Kahlen. Mas tudo muda quando Kahlen conhece Akinli.

Este livro foi para mim uma agradável surpresa. Estava à espera de passar por mais um livro que me agradasse mas que não passasse disso. Fiquei bastante surpreendida quando cheguei ao final das páginas e percebi o quão arrebatada tinha ficado com esta história. Arrebatada ao ponto de só o ter largado quando cheguei à última página. Às 3 horas da manhã!

Este livro é mais do que um romance, aliás o factor mitológico e a vida destas Sereias tem uma componente muito forte no desenrolar da história. Os laços entre estas raparigas, entre o seu passado e a vida que se vêm obrigadas a levar. Ainda assim, se tivesse que definir este livro com uma palavra, a escolhida seria certamente 'amor'. Amor maternal, fraternal, amor em todas as suas formas, conseguindo ainda assim não se tornar lamechas nem cliché, uma vez que a história vai mais além da relação entre os protagonistas.

Kiera Cass conseguiu que eu chegasse às últimas páginas, já a entrar na madrugada, com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de satisfação com a forma como a história foi encerrada perfeitamente. Por norma gosto daqueles finais felizes, em  que sabemos tudo, as personagens casaram-se, foram felizes, morreram juntos... Aqui nada disso foi necessário, não senti, de todo, a falta de mais desenvolvimento à história. Terminou como devia de terminar, não era preciso mais nada para me deixar 100% satisfeita com esta leitura.

Acho que seria interessante termos mais histórias neste universo de Sereias de Kiera Cass, focando-nos em outros personagens, uma vez que não sinto qualquer necessidade em desenvolver a história de Akinli e Kahlen, nem faria sentido. Seria uma série literária a acompanhar, sem qualquer dúvida.

No geral, esta foi a melhor leitura que fiz nos últimos tempos. Conseguiu envolver-me nas páginas que lia e trouxe de volta com ela a minha vontade de ler. Não recomendo melhor leitura de Verão que esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário