quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

[Opinião] 'O Rapaz do Pijama às Riscas' de John Boyne


Continuo na minha missão de ler os livros que andam há imenso tempo nas minhas estantes. Desta vez, peguei neste ‘O Rapaz do Pijama às Riscas’, uma edição ASA, que pela sua dimensão adivinhava ser uma leitura rápida, e com um tema que me interessa bastante, o Holocausto.

Embora seja um dos momentos mais negros da nossa história, talvez o mais terrível da história mais recente, o Holocausto é um tema frequentemente ficcionado na literatura. Neste ‘O Rapaz do Pijama às Riscas’, temos uma narrativa pelos olhos de uma criança alemã, Bruno, que juntamente com a sua família troca a acolhedora cidade de Berlim por uma casa colada a um campo de concentração.


Ao longo da leitura fui deparando com uma mistura de sentimentos. Por um lado, sendo esta uma abordagem ficcionada, muito leve tendo em conta o horror que foi o Holocausto, consegue ao mesmo tempo parecer um relato credível, embora bastante imaturo, da visão que uma criança alemã poderia ter terror que se passava à sua volta. 

Ainda assim, e mesmo vendo este livro como sendo direccionado para um público juvenil, custou-me ler sobre o tema de uma forma tão despreocupado, tão simplista e sem sentimento. Não me parece o valor certo a transmitir sobre o Holocausto.

Uma leitura razoável, que se faz num par de horas, que traz outra visão a um tema já tão presente na literatura. Agora resta-me ver o filme, baseado nesta obra, e esperar que seja um dos raros casos em que o filme supera o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário