terça-feira, 1 de agosto de 2017

A Obsessão de Tom Hanks por máquinas de escrever e a chegada, em Outubro, de “Uncommon Type”, o seu primeiro livro de contos




O autor vai abrir o London Literature Festival, a 1 de Novembro, o último dia do evento que juntará muitas das lendas do mundo literário. Aos 61 anos, junta à sua vastíssima carreira cinematográfica, mais uma conquista: a de se tornar um “autor publicado”. Uncommon Type: Some Stories chega a 17 de Outubro.


Hanks, que levou, aproximadamente, dois anos para escrever “Uncommon Type”, diz sentir-se honrado por fazer parte deste festival, repleto de lendas vivas, e como se não bastasse, por se realizar na inspiradora cidade de Londres:
“É um privilégio fazer parte de um festival que inclui um alinhamento de lendas literárias vivas e [ainda por cima] em Londres, uma cidade que eu acho inspiradora [e que tem] uma tradição muito própria e valiosa de storytelling”, declarou-o à Press Association.
A sua obsessão por um objecto tão vintage como uma máquina de escrever, há muito que deixou de ser um segredo cuidadosamente guardado. Diria mesmo que se tornou extremamente óbvio, principalmente, depois de se saber que possui cerca de 200 objetos deste tipo. O que nos faz acreditar que é absolutamente normal que o seu primeiro manuscrito tenha uma relação muito próxima com este seu gosto.  

Uncommon Type: Some Stories é composto por 17 contos que atravessam diversos temas: um homem que imigra para Nova Iorque depois de fugir à guerra civil; uma mulher que tem que se adaptar à vida após o divórcio; um actor que tem que suportar o caos de uma conferência de imprensa ou um excêntrico bilionário que embarca numa aventura pelos Estados Unidos com a sua assistente.

Provavelmente, este será o único evento onde o autor apresentará a sua obra, um facto que ainda o torna mais especial. Nas palavras de Ted Hodgkinson, programador do festival, “Ouvir estas histórias lidas ao vivo pela primeira vez pela voz inconfundível do seu autor, e perceber o que levou este incrível contador de histórias a escrever ficção, será uma experiência literária singular”.
A obra de Hanks centra-se na sua exploração sobre a “condição humana e todas as suas minúcias”. No Reino Unido será editada no Reino Unido pela William Heinemann – Penguin Random House 
em simultâneo com a Knopf nos Estados Unidos.

Na edição deste ano estarão presentes personalidades como a fotógrafa Annie Leibovitz, o músico de electrónica Goldie ou os escritores Karl Ove Knausgård, Tracy Chevalier, David Mitchell, Philip Pullman, Anne Carson e Claudia Rankine.  

Forrest Gump, O Resgate do Soldado Ryan ou, mais recentemente, Milagre no Rio Hudson e Inferno, são algumas das longas metragens que já participou e, sem qualquer dúvida, contribuíram para atingir o reconhecimento de que é alvo diariamente.


Sou o Luís Moura, tenho 27 anos, vivo em Cascais, adoro ler e escrever. Este é o meu primeiro post neste blog. Espero que gostem e boas leituras, pois, como Fernando Pessoa afirmou: "Ler é sonhar pela mão de outrém". 

Partilhem o post e o link do blog Mais que Uma Leitora nas redes sociais.
Mantenham-se atentos às novidades que estão a ser preparadas para o 3º aniversário do blog!


Podem acompanhar o meu projecto literário no Facebook:
Sonhando Entre Linhas


Sem comentários:

Enviar um comentário