segunda-feira, 24 de julho de 2017

[Das Páginas para o Ecrã] Elementos Secretos


Olá.

Hoje no Das Páginas para o Ecrã trago-vos um filme cujo bilhete ganhei num passatempo da Rádio Comercial, e desde já deixo aqui o meu agradecimento, obrigada pela oportunidade. 😏

Então 'Elementos Secretos' conta a história de três mulheres que queriam poder intervir no planeamento da próxima viagem espacial, mas que não podiam porque, adivinhem.. eram mulheres e eram negras!

No inicio de 1960, os Estados Unidos e a Rússia andavam 'em guerra' para ver quem colocava o primeiro homem no espaço. Nos EUA, organizaram uma equipa enorme só para poder possibilitar a viagem, mas precisavam dos calculos certos para colocar um foguetão a voar, e é ai que toda a aventura destas 3 mulheres se começa a desenrolar.

'As Três mentes brilhantes. por trás da NASA' 

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, são as personagens principais e as tais mentes brilhantes. 

Katherine Johnson é a personagem que mais percebe de matemática das três, e sim é a mais cómica 


Ela é chamada para confirmar os cálculos dos grandes matemáticos e físicos que estão a desenvolver o projeto do foguetão, e é ai que ela se destaca pela sua personalidade forte.. imaginem que ela mal podia criticar os cálculos que estavam feitos, meu deus 😒 

Adorei-a, e achei que era super divertida.. posso mesmo dizer que das três a Kat era a mais engraçada e carismática.. era ela própria sem fingimentos.  



Dorothy Vaughan foi a primeira mulher negra a conseguir licenciar-se numa faculdade de brancos. Teve que recorrer ao tribunal, mas conseguiu e acabou por no fim integrar a equipa da NASA. 

Que posso dizer desta personagem achei-a muito inteligente, corajosa e sensual.. posso dizer que é a mais bonita das três.




Por ultimo temos a Mary Jackson, a senhora mais velha mas também mais sábia.
Confesso que adorei esta personagem só pelo facto de ela ter conseguido fazer a voz das mulheres negras chegar mais longe em termos de informática. 

Como os sistemas estavam a ficar mais informatizados a cada dia, Mary conseguiu (restringindo as regras) entrar numa biblioteca, para brancos, e encontrar livros sobre o tema de modo a estudar e depois ensinar as restantes mulheres (negras) a usar as novas tecnologias.

Foi sem dúvida um exemplo para as mulheres, e conseguiu que a NASA acha-se que elas eram indispensáveis ao protejo.


Todo o filme apela ao sentimento humano e a que certas atitudes possam ser mudadas, porque constata-se que tal como naquela altura o Ser Humano ainda tem muita mania da superioridade sobre os que acham ser mais fracos, e sim ainda existe muito racismo. 

Pormenores que me chocaram no filme: as casas de banho eram separadas, ou seja na altura existiam casas de banho para os negros e outra para os brancos, (devem imaginar qual é que ficava mais longe né?!).. havia bebedouros para os brancos e outro para os negros que acabava por ser sempre o mais degradado.. parecia que existiam dois mundos à parte um do outro e chocou-me muito de facto, porque não fazia ideia que era assim. 

No geral adorei o filme, e dei por mim a aplaudir um filme em pleno cinema pela primeira vez na minha vida. 
Recomendo este filme a amantes de história, romance e uma boa comédia/drama. 😉


(Trailer Internacional Oficial)

Beijinhos, e até um próximo post ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário