quarta-feira, 18 de maio de 2016

[Autores da Semana] Mini Entrevista a Duda Reis


1.   O que a inspirou a tornar-se escritora?

R: Decidi ser escritora quando me apercebi que gostava muito de criar as minhas próprias histórias, passá-las para o papel e dá-las a conhecer a outras pessoas. Mais do que isso: queria que, quando fossem lidos, os meus textos marcassem os leitores e os fizessem sonhar; mudar.

2. Como descreveria a sua escrita?

R: A minha escrita é simples, objectiva e, bem, juvenil. Simples porque toda a gente a entende; objectiva porque tento ao máximo ser directa em todos os aspectos; e juvenil porque, para além de eu ser jovem, as minhas personagens também o são.


3. O que a inspirou a escrever o seu primeiro livro?

R: Eu sempre tive muita imaginação mas, o primeiro livro que escrevi, foi graças a uma conversa com o meu avô. Ele tem uma herdade perto da minha localidade e chegámos a trocar várias ideias sobre o terreno. Houve uma que me despertou mais a atenção e acabei por escrever uma história em volta disso.

4. É a primeira história que leio sobre Elfos. Porquê a escolha destas criaturas?

R: Os primeiros livros de fantástico que li foram sobre eles e, sinceramente, comecei a reparar que eram quase sempre retratados com personagens calmas, frias, pães sem sal. Foi aí que surgiu a ideia dos "Elfanos": criaturas que podiam ter a mesma magnitude que os Vampiros ou os Lobisomens sem ser preciso serem maus ou terríveis.

5. O que gostava de ter escrito no seu livro que acabou por não o fazer?

R: Nada. As minhas histórias são sempre pensadas antes de escritas e, se não coloquei alguma ideia no manuscrito, foi porque senti que não o devia fazer. Isso não quer dizer que não acabe por colocá-la noutro lado; às vezes, não dá é para ser naquele momento específico. 

6. Para quando o segundo livro?

R: Essa pergunta é o “pão nosso de cada dia” ultimamente para mim. O que me deixa muito feliz: quer dizer que há um interesse por parte dos leitores em continuar a ler as aventuras de “Elfanos”. Estou a prevê-lo para o fim do ano. Não sei exactamente quando mas talvez Novembro/Dezembro. O nome ainda é algo verdadeiramente secreto.

7. Gostaria de dizer algo aos seus futuros leitores?

R: Sim: eu sei que isto é estranho da literatura fantástica em português mas, isso não quer dizer que seja mau. Se derem uma oportunidade a Elfanos, eu sei que vão ficar surpreendidos pela positiva!

1 comentário:

  1. Boa tarde!
    Um dos livros que quero ler é mesmo o "Elfanos"! Não só porque é literatura fantástica, mas também porque a escritora é portuguesa! Penso que devemos dar também importância ao que é nacional porque também há muitos escritores portugueses de qualidade, no entanto, não são reconhecidos. Gostei muito de conhecer a Duda! Vou ficar atenta ao seu percurso! :)
    Gostei muito da (mini)entrevista :) Até à próxima, http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar