segunda-feira, 14 de março de 2016

[Opinião] 'A Cada Dia' de David Levithan


Finalmente me estreei com David Levithan! ‘A Cada Dia’, publicado pela Topseller, é o primeiro livro da trilogia (o segundo livro foi recentemente publicado pela Topseller – opinião em breve – e o terceiro está ainda por publicar no original) Every Day.

Aqui conhecemos A. A acorda todos os dias num corpo e vida diferente. Mas tudo muda quando um dia está no corpo de Justin e se apaixona pela sua namorada Rhiannon.


Sem dúvida este livro é diferente de tudo o que li até hoje. Primeiro pela premissa: A muda todos os dias de corpo e de vida mas mantém sempre o amor por Rhiannon que tem que aprender a lidar com esta situação inacreditável. Depois, este deve ser dos primeiros livros que leio em que vemos uma história de amor que não entra no estereótipo de rapaz-rapariga, apesar de ao mesmo tempo lidar com as dificuldades que Rhiannon tem em ver A enquanto rapariga ou com determinada constituição física.

Apesar deste factor fantasioso, é um livro bastante fiel às emoções da juventude, o amor, os problemas com amigos, dependências, relações… No fundo acabamos por ter várias e diversificadas histórias perfeitamente enlaçadas na vida de A e no seu romance com Rhiannon.

Provavelmente devido à sua condição, achei que não consegui conhecer bem a personagem A. Para além da sua paixão e carinho por Rhiannon, não foi possível identificar muitos traços da sua personalidade, algo que espero vir a entender melhor nos próximos livros.

Gostei de como a Rhiannon me pareceu sempre tão real, os seus problemas, dilemas… Mesmo observando-a apenas pelo ponto de vista de A, consegue ser transparente ao ponto de percebermos o que lhe vai na alma.

‘A Cada Dia’ já se tornou numa das minhas leituras favoritas de 2016 e David Levithan conquistou o lugar de autor a acompanhar. Agora lá vou eu para ‘Mais Um Dia’, conhecer o ponto de vista de Rhiannon e continuar nesta história que recomendo para os leitores que apreciem tanto o género Young Adult com eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário