quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

[Opinião] 'Cartas de Amor aos Mortos' de Ava Dellaira


‘Cartas de Amor aos Mortos’ é o romance de estreia de Ava Dellaira. Este livro foi-me gentilmente cedido pela Editorial Presença, à qual agradeço a oportunidade de ler a obra. Foi mais um daqueles livros que assim que foi lançado, entrou para a wishlist e assim que chegou à minha estante foi lido num abrir e fechar de olhos.


Em ‘Cartas de Amor aos Mortos’ conhecemos Lauren, uma adolescente que perdeu a sua irmã num acidente. Um dia, durante uma aula, uma professora solicita um trabalho que consistia em escrever uma carta a alguém que já tivesse morrido. A partir daí Lauren começa a escrever a diversas personalidades contando-lhes os acontecimentos da sua vida.

Os capítulos apresentam-se todos seguidos, sem mudança de páginas, um aspecto que, confesso, não me agrada muito. A divisão dos capítulos acaba por ser feita pela apresentação de diversas cartas onde Lauren narra os acontecimentos da sua vida a celebridades que já morreram, fazendo várias vezes associações entre algo que lhe aconteceu com acontecimentos da vida desses artistas (por exemplo Heath Ledger, Janis Joplin, Kurt Cobain, Amy Winehouse, entre outros) sendo que a narração funciona quase como um monólogo de Lauren com os mortos.

Como já disse, foi um livro que li rapidamente. A leitura é bastante fluída e quando damos conta já estamos quase no fim. Adorei esta leitura, a história e a complexidade das histórias, mesmo as secundárias. Em certos aspectos ‘Cartas de Amor aos Mortos’ fez-me lembrar o livro ‘Um Caso Perdido’ de Colleen Hoover que adorei, por isso é sem dúvida uma leitura para os fãs de Young Adult.

A carta final foi sem dúvida o melhor momento do livro. Desde o início que aguardava que essa carta pudesse surgir. E claro que chorei. 

É um daqueles livros em que são abordadas imensas temáticas. Além da história de Lauren, é dado também algum foco aos seus amigos, abordando temas fortes como a doença mental, o abuso, fim de romances, morte, homossexualidade… Um livro para um público jovem mas com temáticas que irão certamente despertar o interesse dos mais variados públicos.

Agora é esperar por novos livros de Ava Dellaira. Será certamente uma autora a acompanhar no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário