sexta-feira, 25 de setembro de 2015

[Opinião] 'Scarlet' de Marissa Meyer (Planeta)


‘Scarlet’ da autora Marissa Meyer foi um daqueles livros que não hesitei em adquirir. Depois de ter lido ‘Cinder’, o primeiro livro desta série, e de ter ficado apaixonada por este ‘retelling’ futurista da história de Cinderella, Scarlet iria certamente trazer mais da magia que senti ao ler o primeiro livro. Infelizmente, não aconteceu, pelo menos não ao mesmo nível.

Neste livro, o foco principal está em Scarlet Benoit. Scarlet, que procura a sua avó desaparecida, conhece Wolf e desde logo acontece uma ligação entre os dois. A história vai avançando e os dois partem em busca da avó de Scarlet. Nos ‘intervalos’ desta história vamos tendo alguns vislumbres de Cinder, a personagem central desta série, e do desenrolar da sua acção.

Um dos aspectos negativos, para mim, foi sem dúvida os poucos avanços na história começada em Cinder. Queria mais do romance de Cinder e Kai que em momento algum, nas mais de 300 páginas deste livro, chegaram sequer a estar frente a frente numa qualquer cena. Nada. Zero. Aqui Cinder ficou mais como personagem secundária, e toda a acção principal que se desenrolou no primeiro livro foi deixada para segundo plano para haver mais destaque do par protagonista deste livro, Scarlet e Wolf.

Apesar dos pontos negativos terem sido um bocado difíceis de ignorar, levando-me a arrastar esta leitura, tenho que dizer que gostei imenso do par Wolf e Scarlet. Adoro esta reinvenção das histórias da minha infância e principalmente das suas personagens que a autora faz. Os pequenos aspectos que ligam a Scarlet à Capuchinho Vermelho e o Wolf ao Lobo Mau, pequenas características físicas, no guarda-roupa ou na personalidade de ambos, por exemplo, são o que me levaram a ser arrebatada pela autora. 

Se este fosse um livro que nada tivesse a ver com Cinder, se fosse um stand alone sobre a Scarlet e o Wolf, acho que podia ter adorado este livro. Infelizmente as expectativas eram demasiado elevadas e bastante centradas na evolução da história inicial e central desta série. E nesse ponto este livro pouco ou nada acrescenta ao anterior.

Não deixa de ser um livro agradável, pela história de Wolf e Scarlet, mas no futuro irei partir para o terceiro livro da série, ‘Cress’, com um pé atrás e não esperar tanto desenvolvimento para Kai e Cinder (que era o que realmente queria ler).

Sem comentários:

Enviar um comentário