quinta-feira, 17 de setembro de 2015

[Opinião] 'Correspondência' de Linete Landim


Sinopse:
'Gustavo Soares de Mello era um homem infeliz. Herdara do pai, muito mais do que o título de duque de Mascarenhas. Herdara também o seu terrível feitio. Era arrogante, impiedoso, ríspido e controlador. Depois de ver o pavor e o sofrimento nos olhos da mãe devido às crueldades praticadas pelo progenitor, Gustavo jurou nunca se casar. Jamais submeteria uma mulher aos seus ataques. Mas a vida subjugou-o, obrigando-o a abdicar do juramento.


Madalena Rodrigues, uma jovem de temperamento forte, confiante, aceita lorde Mascarenhas como seu esposo. Só não aceita a visão excêntrica, e a seu ver, demente que o noivo tem sobre a vida em comum. Mesmo sabendo que enfrentará um demónio, Madalena não desiste de Gustavo, empenhando-se em suavizar o duro e gélido coração masculino.' 


‘Correspondência’ foi a minha estreia com a autora Linete Landim. Neste livro conhecemos Madalena, uma personagem muito senhora de si, e Gustavo, Duque de Mascarenhas, o arrogante e frio futuro marido de Madalena.
Este livro começa de forma muito particular mostrando a narração na forma da correspondência trocada entre ambos. Gostei imenso desta particularidade e ri-me imenso com a teimosia de Madalena, bem como com as suas tentativas de conhecer aquele que viria a ser seu marido, mesmo quando este se fechava e não mostrava qualquer interesse em dar-se a conhecer. 

Inicialmente não conseguia perceber Gustavo: queria um casamento para gerar descendentes e não lhe interessava minimamente a ideia de amar a pessoa com quem se iria casar, uma vez que não era esse o seu propósito. No decorrer das páginas vim a conhecer um Gustavo que era muito mais do que essa carapaça que mostrava ser. Apesar de Madalena fazer tudo para o mudar, para o transformar no homem que ela julgava querer e que pensava que ele deveria ser, a personagem de Gustavo manteve-se fiel ao que era desde o inicio, não mudou nunca no decorrer do livro para ser quem queriam que fosse, na minha opinião apenas veio mostrar todas as suas camadas, a profundidade da caracterização desta personagem que lutou contra a inevitabilidade de ser ele mesmo.

Do outro lado temos Madalena. A doce e romântica leitora de romances que queria uma história de amor como a que vira nas suas irmãs, vê a sua desilusão a aumentar quando conhece aquele homem sedutor que é o seu marido, mas que se mostra frio e distante fora do quarto. Adorei a Madalena, sem dúvida um par perfeito para Gustavo. Ela sabia ‘jogar’ com ele de uma maneira que até deixava o próprio Gustavo espantado. Acho que é visível na obra o crescimento de Madalena de menina mimada para uma mulher, dona da sua vida. Apesar de ter tentado mudar o homem que amava, soube aprender a lidar com o que tinha, amando-o na sua imperfeição.

Dentro do género do romance de época, que gosto bastante, fiquei fã da escrita de Linete Landim. A autora conseguiu prender-me no romance destas personagens que facilmente poderiam ser reais. Para os fãs de cenas mais quentes, a autora não desilude. Um romance pautado por muitas cenas bem quentes e bastante sensuais. Madalena foi uma das minhas personagens literárias favoritas dos últimos tempos!

Fiquei fã da autora e cá estarei à espera do próximo livro desta saga ‘Luar Dourado’. 

Sem comentários:

Enviar um comentário