sábado, 12 de setembro de 2015

[Autores da Semana - Opinião] 'Yggdrasil - Profecia do Sangue' de MBarreto Condado


‘E se a vida como a conheces pudesse ser muito mais?’. É assim que começa a sinopse de Yggdrasil – Profecia do Sangue, que tive o prazer de ler graças ao apoio da autora MBarreto Condado. Na história começamos por conhecer o clã MacCumhaill e como a chegada de Maria, uma jovem portuguesa, a Dublin irá mudar esta família para sempre.

O que gostei imenso nesta leitura foram sem dúvida os momentos familiares, adorei a dinâmica que havia entre os irmãos/primos MacCumhaill que me proporcionaram imensos momentos de gargalhadas. Era impossível não rir com estas cenas tão características de uma família que se ama e que não passa sem ‘picar’ outro membro da família. Fionn era o meu irmão preferido sem sombra de dúvidas e espero que num próximo livro a autora venha a partilhar connosco mais sobre este personagem e o seu passado, bem como o de Maeve, outra personagem que adorei.

Gostei do casal de protagonistas, mais do romântico guerreiro Rhenan do que de Maria, que embora por vezes parecesse adulta e integrada na história, teve algumas saídas, principalmente no conflito final, em que mostrou uma imaturidade que não assentava à personagem que tínhamos vindo a conhecer. Os momentos românticos entre ambos foram sem dúvida outro dos pontos altos desta leitura.

Tratando-se de uma série, e uma vez que a autora planeia publicar mais livros, creio que não seria necessária tanta informação sobre histórias familiares e lendas que por vezes se tornam confusas de acompanhar e manter toda a informação que nos foi dada anteriormente. Também senti que na narração haviam algumas descrições desnecessárias que quebravam um pouco a fluidez do texto. As mudanças de narrador por vezes também se tornavam confusas de compreender, sendo que em alguns momentos demorei um pouco a perceber quem narrava a história.

Gostei bastante da ideia da autora, a premissa desta história tem bastante potencial, uma jovem que cai num mundo cheio de magia e descobre que é mais do que pensava ser, mas creio que lhe falta alguma acção, uma vez que o conflito final deste livro é um pouco ligeiro e resolvido de forma rápida e facilmente.

Não relativamente à história em si, mais propriamente em relação ao livro, achei que houve alguns problemas com a pontuação, as virgulas especialmente, que ao serem colocadas em certas frases da forma que foram, na minha opinião erradamente, quebravam um pouco a leitura e o desenvolvimento da mesma, levando-me a ter que reler por vezes algumas frases para perceber o seu sentido. Também a divisão dos capítulos poderia ter sido feita de outra forma, dividindo o texto em mais capítulos, colocando ‘quebras’ em partes da narração que beneficiaram disso.

Sem dúvida que vou querer o que o futuro reserva aos MacCumhaill no futuro, é um bom inicio para esta série, que nos próximos livros irá certamente trazer-nos mais romance e animação que tanto os caracterizam nesta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário