segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Opinião] 'Eleanor & Park' de Rainbow Rowell

Mais informação no site da editora.

Este livro da editora Saída de Emergência foi um daqueles lançamentos que nós vemos que vêm aí e temos que tê-lo. Já tinha ouvido/lido boas opiniões sobre a autora, a sinopse atraiu-me logo, fiquei a pensar que seria uma história género John Green, young adult, e a capa era adorável. Todos estes aspectos levaram-me à compra do mesmo e agora, finalmente, à sua leitura.

Primeiro temos uma protagonista feminina, Eleanor, fora dos padrões que vemos geralmente nos livros do género: não é magra, linda, sempre com roupa irrepreensível e com o cabelo sempre perfeito, aliás pode-se dizer que não é nada destas coisas, e se calhar, o facto de esta personagem ser facilmente identificável como real, como falhas e defeitos, foi o que me levou a gostar deste livro em primeiro lugar: uma protagonista com a qual me conseguiria identificar, e acreditem que não encontro tal coisa facilmente.
Depois temos Park… Park consegue ver Eleanor pelo seu interior, consegue com um simples olhar, um simples toque conectar-se com ela de uma maneira maravilhosa. Não sendo um rapaz propriamente popular, consegue mesmo assim ultrapassar todo o preconceito que há em volta de Eleanor e apoiá-la e conhecê-la melhor.

No geral foi um livro que desfrutei, uma leitura leve mas com alguma profundidade nos assuntos abordados, como a violência doméstica que serviu de pano de fundo a várias cenas deste livro. A revelação do ‘mistério’ por assim dizer das frases nos cadernos de Eleanor não foi para mim uma grande surpresa e creio que o leitor facilmente se apercebe de quem será o autor.

Gostei imenso das personagens, como leitor conseguimos identificar-nos com eles e com toda a fase da adolescência e do secundário, que a autora descreve maravilhosamente. Adorei a escrita da autora e a capacidade que tem para descrever os sentimentos jovens destas personagens e aquela mixórdia de sentimentos que borbulham em nós na adolescência. Recomendo este livro para todos que se querem lembrar do que é ser um adolescente apaixonado, ou para quem o é de facto.

Se não fosse aquele final, que me deixou literalmente a praguejar contra a autora (a sério Rainbow Rowell, o pessoal merecia outro final, não?) podia certamente ter classificado este livro com 5 estrelas em vez das quatro que dei na realidade.

1 comentário:

  1. Concordo, para mim, o final estragou um bocado toda aquela história... Como se não fosse nem sim nem não, apenas um 'wanna be' que nunca chega a ser nada... :/

    ResponderEliminar