segunda-feira, 20 de julho de 2015

[Das Páginas Para o Ecrã] - Duas Irmãs, Um Rei (Pode Conter Spoilers)

C: Olá leitores! Esta semana trazemos mais um 'Das Páginas para o Ecrã' escrito a duas mãos. Eu irei partilhar a minha opinião sobre o livro e o Gonçalo, como já nos habitou, sobre o filme.

G: O filme "Duas Irmãs, Um Rei" é baseado na história do Rei Henrique VIII, embora de forma bastante "adaptada".

C: Eu li esta semana o livro, e estou a ficar viciada em Philippa Gregory. A autora leva-nos à corte dos Tudors e mostra-nos o mundo dos Bolena pela visão de Maria, embora não sendo totalmente fiel aos factos reais, mas antes baseando-se neles e criando uma versão romantizada que nos leva direitinhos para a corte Tudor.


G: A história é bastante interessante e o filme tem tanto de intenso como de confuso (deduzo que pela forma como as cenas foram encaixadas umas nas outras), um exemplo: Henrique VIII acaba de praticamente violar Ana Boleyn e, literalmente, 10 segundos à frente no filme eles estão casados.

C: Gostei da premissa do livro, no fundo vemos toda a ascensão e queda de Ana Bolena pelos olhos da outra Bolena, a sua irmã Maria, que na maior parte das vezes é deixada para segundo plano. Aqui vemos uma doce e ingénua Maria (embora historicamente não seja assim retratada na maioria das vezes) que tudo fará em nome dos Bolena, e uma Ana que quer ser rainha de Inglaterra, não se importando a que preço.

G: O filme relata a história de Ana Boleyn na sua tentativa de se tornar rainha e esposa do rei Henrique VIII. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, embora esta não lhe conseguisse dar um herdeiro ao trono. Ao saber disto, o pai das irmãs Boleyn, planeia que Ana seja amante do Rei de forma a dar-lhe um bastardo rapaz, que teria prioridade ao trono em relação a qualquer filha legítima. 
Contudo, Henrique VIII acaba por preferir Maria, que era casada, e leva também o seu marido para a corte.

Já com Maria grávida de um menino bastardo Ana volta a tentar conquistar Henrique VIII e acaba por conseguir. Ana leva-o à loucura de anular o casamento com Catarina de Aragão. Mais tarde o final não é o mais feliz para Ana.

C: Achei o livro muito interessante, embora por vezes tenha perdido aquele poder de me agarrar na leitura, devido a descrições exaustivas e um pouco massadoras, que se estendem por várias páginas e que quebram o ritmo da leitura.

G: O filme é bastante cativante e interessante, o elenco é de topo, com Natalie Portman a fazer de Ana, Scarlett Johansson de Maria e Eric Bana de Henrique VIII. Todos eles capazes de entregar uma representação perfeita. Acabam por ser parte bastante importante da qualidade do filme. O único ponto negativo está mesmo para a forma em como algumas cenas foram montadas e encaixadas.

C: Outro aspecto negativo a referir neste livro é o facto de só vermos um lado das personagens: Maria é ingénua, Ana ambiciosa... As personagens acabam por não serem desenvolvidas totalmente, mostram apenas a parte da personalidade que a autora queria mostrar. Falta o lado humano que eu quero acreditar que estas personagens têm.

No geral uma boa leitura para os leitores que gostam de ficção baseada em eventos históricos reais, e nessa área, Philippa Gregory não tem como falhar.


TRAILER:

Sem comentários:

Enviar um comentário