sábado, 3 de janeiro de 2015

[TOP 10] As (minhas) melhores leituras de 2014


Com o fim de 2014, decidi fazer uma breve retrospectiva aos livros que li no decorrer deste ano. Senti que este ano andava com menos vontade para ler, o que fez com que algumas das minhas leituras se arrastassem por tempos e tempos (sim Inferno, não me esqueço de ti - opinião aqui), mas mesmo assim, 10 leituras destacaram-se. E elas são:


'Delirium' de Lauren Oliver (Alfaguara)


Esta não foi a minha estreia com a autora. Depois de ter lido e de ter gostado bastante do livro 'Antes de Vos Deixar', apesar de se tratar de um género diferente, senti logo um impulso em comprar este livro depois de ver a sinopse. Esta distopia que nos retrata um futuro em que o amor é uma doença, é uma leitura forte e romântica ao mesmo tempo. Sem dúvida que não poderia ficar fora desta lista e aguardo ansiosamente pelo livro seguinte!

'Divergente' e 'Insurgente' de Veronica Roth (Porto Editora)

A seguir à 'ressaca' que veio com o fim da trilogia 'Os Jogos da Fome', atirei-me de cabeça a esta nova trilogia distópica. Adorei todo este mundo, a Tris, o Four (ai Tobias, quem não gostou dele?!), as facções - tudo! Tudo nestes primeiro dois capitulos foi maravilhoso. Por isso mesmo não vou falar nem incluir o Convergente. Ainda estou a tentar recuperar...

'Um Desastre Maravilhoso' e 'A Caminhar para o Desastre' de Jamie McGuire (Planeta)

Só tenho a dizer: Travis Maddox. Estes dois livros foram das primeiras leituras que fiz em 2014 e ao mesmo tempo não posso dizer que os li... Devorei estes livros, amei as personagens (hello, Travis!), o facto de serem perfeitos um para o outro, mesmo com toda a bagagem que traziam... Em 2015 quero mais, e já ficava satisfeita com a publicação dos livros sobre os outros irmãos Maddox :)

'Entre o Agora e o Nunca' de J. A. Redmerski (Editorial Presença)

Estou a morrer de vontade de ler a continuação deste livro. Adorei-o, as personagens e a sua química, e principalmente aquela reviravolta final que não esperava mesmo nada... Com este livro fiquei fã da autora e estou ansiosa por saber o que reserva o destino (ou a escritora neste caso) para ambos.

'Não Digas Nada' de Mary Kubica (Topseller)

É caso para dizer que a autora estreou-se em grande! Uma investigação de um desaparecimento com uma reviravolta que não esperava, Mary Kubica prendeu-me às páginas, deixando sem conseguir parar de ler. Tive ainda este ano o prazer de falar com a autora e de lhe colocar algumas questões, onde fiquei a saber que a autora está a trabalhar num segundo livro, que espero que seja publicado em Portugal. Podem ler a mini-entrevista aqui e a opinião aqui.

'A Muralha de Gelo' de George R. R, Martin (Saída de Emergência)

Depois de ter lido do primeiro volume da série Crónicas de Gelo e Fogo, apesar de ter gostado, confesso que ainda fiquei um pouco pé atrás com esta série. Numa primeira abordagem posso dizer que me senti inundada com nomes de personagens e locais que não conseguia fixar por mais que quisesse. Mas GRRM é maravilhoso, e fiquei apaixonada neste livro. Comecei a adorar algumas personagens, odiar outras, imaginar os locais que Martin descreve tão maravilhosamente... Esta série é o que é pelo dom que George R. R. Martin tem, que é inegável. Tornei-me fã.

'Quando a Neve Cai' de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle (Topseller)

A minha última leitura de 2014. Contos magicamente entrelaçados por três óptimos escritores. Tornou-se maravilhoso ler este livro cheio de espirito natalício durante a época do Natal. Podem ver a opinião aqui.

'Destinos Interrompidos' de Lissa Price (Planeta)

Confesso que demorei um pouco a pegar neste livro porque andava um pouco cansada de cenários distópicos e precisava de variar um pouco as leituras. Mas quando peguei neste livro não consegui parar. Logo na sinopse vemos que aqui os jovens alugam os seus corpos para serem ocupados pelos mais velhos, algum um pouco assustador se pensarmos bem nisso, e percebemos que esta é uma distopia que vale a pena ler. Em 2015 irei sem dúvida ler a continuação que já aguarda na estante.


Assim termino a minha lista de leituras favoritas de 2014. Leram algum? Qual o foi o vosso TOP de 2014?

Sem comentários:

Enviar um comentário