sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

[Opinião] 'Quando a Neve Cai' de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Mais informação no site da editora.

‘Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados.

Um livro escrito a três mãos, num romance brilhante e mágico para os amantes de histórias de amor e aventuras.’

Assim que comprei e recebi este livro, mesmo a tempo do Natal, vi logo que teria que ser a minha próxima leitura. Depois de uma série de livros que andaram longe de me agarrar, este conjunto de contos natalícios deixou-me mesmo deliciada com a escrita destes autores e do ambiente de romance que transborda de cada um dos contos.

Começando pelo início, o primeiro conto é escrito pela autora Maureen Johnson. Confesso que era uma autora que desconhecia, tal como Lauren Myracle, mas fiquei derretida com o conto por si assinado.

Neste primeiro conto, conhecemos Jubilee que se vê num comboio a caminho de casa dos avós no meio de um nevão que a leva a ficar presa na pequena cidade de Gracetown. Gostei bastante deste conto, que a par com o do John Green foi dos meus favoritos, das semelhanças encontradas nas vivências de ambas as personagens que fazia com que se tornassem perfeitas uma para outra. A única parte que achei menos positiva, foi a rapidez (um pouco irreal) com que diversas acções se desenrolaram, mas tendo em conta que se tratam de contos, é algo que facilmente pomos de lado e acaba por não ter um grande impacto no desenrolar do conto.

O segundo conto é o do autor John Green, e confesso que foi o nome dele que me levou a comprar este livro desde início. Já tendo lido alguns livros do autor, não fiquei desiludida com este conto sobre um grupo de amigos que decidem enfrentar a neve para verem algumas cheerleaders. Eu sei que parece um pouco estranho, mas acaba por ser mais um conto delicioso, bem ao estilo do que John Green nos habituou, com amizade e romance à mistura. Foi sem dúvida o conto que mais me prendeu.

Por fim o terceiro conto, da autora Lauren Myracle, que na minha opinião foi o menos interessante do livro, mas que mesmo assim não deixou de ser um bom conto. Neste conto finalmente percebemos onde se enquadram alguns nomes que já tinham aparecido ao longo dos contos anteriores, mas acaba por lhe faltar algo, aquele sentimento de romance no ar, o espirito natalício, algo meio inexplicável que podemos ver nos outros contos, este conto não mo conseguiu transmitir.

Mesmo assim não resisti a dar 5* a este livro. Desde logo nos começam a ser apresentados personagens e locais que vão ser uma constante em todos os contos, o que me fez entrar ainda mais na história, pois havia sempre um elemento que interligava um conto a outro, as personagens bem caracterizadas e aquela paisagem de fundo de neve e com o Natal mesmo à espreita, tornou-o numa maravilhosa leitura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário